Contato

Para falar comigo e saber sobre a programação de atividades envolvendo o Canto Natural, como workshop, cursos, palestras e eventos, escreva para:

cantonatural@ig.com.br

Uirapuru - cantador das matas, cantador da essência.

Uirapuru - cantador das matas, cantador da essência.
Pintura em aquarela do artista plástico Arakaessã (Daniel Utsumi), que é meu companheiro de vida e música.

Natural Chant, the singing of the soul.

This is a website for publicizing the Natural Chanting, as a new vision and teaching methodology for the art of singing, based on the Gestionary Vision (Natural Consciousness), the webbing vision developed by Ramy Arany in KVT Institute. It is also a place to talk about everything that involves voice and singing, to exchange ideas and to present work that is in harmony with this proposal.


Welcome!



domingo, 31 de janeiro de 2010

No programa do Ronnie Von...




Agradeço à rede Gazeta, ao Ronnie Von, à direção e a toda a produção do programa Todo Seu pela oportunidade de levar o Canto Natural às pessoas e divulgar este trabalho que realizo a partir do que aprendo com Ramy Arany e Ramy Shanaytá no Instituto KVT.
Minha gratidão de alma a Ramy Arany que é quem me ensina e me orienta, a Ramy Shanaytá com quem aprendo continuamente, a Ssyarassy (Natália Palmieri), que é minha irmã de alma,querida, e assessora.
Meu reconhecimento a Ukaayãnu (Dario Andino) que me possibilita entrecruzar com a harpa, pelo companheirismo, sensibilidade e amizade que impulsiona nosso trabalho.
E meus sinceros agradecimentos a todos que nos assistiram e que retornaram em palavras de interesse e nutrição. A todos que passaram a seguir este blog, que enviaram emails, telefonaram, deixaram comentários, assistiram e continuam assistindo e indicando os vídeos postados na You Tube. Sou grata!Até logo!

Arayessy.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Conheça o Canto Natural - música Yarassy



Por Arayessy – Instituto KVT

Esta música é uma composição de Ukaayãnu (Dario Andino) em que Ramy Arany trouxe o movimento do canto e foi me orientando para construir junto. Quando me refiro ao “movimento do canto” é o que seria comumente identificado como a letra da música.
 
A letra desse Canto é numa língua muito, muito antiga, uma língua ancestral. Nessa língua os sons expressam em si mesmos seu significado, são sons naturais. São freqüências vibratórias que se manifestam através da voz e em toda a natureza.

O Canto Natural, aparentemente simples, traz um sentido tão profundo que se fossemos tentar traduzi-lo para outra língua seriam necessárias muitas palavras e, ainda assim, não chegaríamos a realmente traduzi-lo. Porque cada som é uma consciência.

Por isso, é também chamado de Canto da Alma. Sendo extensão da Natureza, conduz o ser que canta ao contato mais próximo com a natureza em si mesmo e no todo, sendo livre de conflitos e de enredos. É puro. Auxilia na construção da harmonia interna, no silenciar da mente, na soltura, na simplicidade e na construção do ser verdadeiro.

Ramy Arany trouxe este canto em harmonia com a música da harpa (que é também um instrumento ancestral), na freqüência Yarassy, o nome desta música.

Então, o Canto Natural como ensino e terapêutica do canto se refere tanto à construção da Consciência do canto na maneira como ele se manifesta em nós (aprender a cantar, a movimentar a voz e o todo que é envolvido), como também à característica dos sons cantados.

Sugestão de exercício para silenciar a mente: busque num momento de interiorização, relaxar o corpo, soltar as tensões e cantar um som puro como, por exemplo, uma vogal (aquela que sentir no momento) e vá penetrando e se deixando penetrar pelo canto, ouvindo a própria voz e sentindo, simplesmente, o som. Cante dessa maneira o tempo que sentir, permitindo que a voz se movimente com simplicidade, como se você estivesse cantando uma canção para ninar a si mesmo. Pode ser sustentando o canto numa só nota, que seja confortável, mas de forma contínua, repetidamente. Ao encerrar, perceba como se encontra.

Até logo!

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Quando Nascemos Cantamos. Quando Cantamos Nascemos.



Este vídeo é o thriller de um documentário. O nascimento, no grande ecrã, à escala planetária. Nomeado para Melhor Documentário nos Prêmios César. Realizado por Gilles de Maistre.
Gostaria que comentassem como relacionam este vídeo ao tema da voz e do canto, daí podemos conversar.

Todas as pessoas são capazes de cantar!

Por Arayessy (Cinthia Almeida) - Instituto KVT

Canta de felicidade. Canta de alegria. Canta pra ficar feliz. Canta pra trabalhar.Canta pra embalar o sono de quem se ama! Canta, canta, canta!

Quando o canto vem de dentro mesmo, da alma, ninguém se preocupa se está afinado ou não, bonito ou feio... Canta porque precisa cantar, porque é a maneira que a alma encontrou de se comunicar. Por exemplo: eu nunca vi uma mãe não ninar seu filho com sua voz, por “não saber cantar”! O canto é a alma movimentando a voz, é em todos nós. Por isso, quando o canto é verdadeiro sempre é bonito.

Fotografia de uma escultura em pedra sabão do artista plástico Arakaessã (Daniel Utsumi)

Canto Natural e Harpa


Esta foi minha primeira parceria com o harpista Dario Andino, que se tornou também meu companheiro de trabalho no Instituto KVT. Através do incentivo e do direcionamento de Ramy Arany, arranjei e gravei duas faixas deste CD belíssimo no final de 2007.

Naturalmente Harpa surpreende quem costuma relacionar a harpa Índia apenas às músicas paraguaias (que são muito bonitas!!!). É ouvir pra sentir as músicas que, através de Dario Andino (Ukaayãnu), nascem desse instrumento tão antigo, de sonoridade e presença tão fortes. Músicas que aquecem o coração, despertam a vitalidade, a presença, alegram, embalam... E que eu tive o prazer e a alegria de reunir ao Canto Natural.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Canto Natural - um caminho de retorno da voz à essência

Por Arayessy (Cinthia Almeida) - Instituto KVT


O Canto Natural como abordagem e metodologia de ensino do canto se baseia nos movimentos naturais, reconhecidos como leis naturais. E é no Instituto KVT que Ramy Arany e Ramy Shanaytá, seus fundadores, pesquisam e ensinam esta sabedoria. Eu, Arayessy (Cinthia Almeida), sou desde 2005 pesquisadora e professora do Canto Natural, sendo direcionada diretamente por Ramy Arany, que publicou parte desta sabedoria no livro "Visão Gestadora - a visão em teia", pela Ed. KVT.

O Canto Natural ensina que todas as pessoas são capazes de cantar, porque o canto é um canal da alma. Mas, a voz também é com um comportamento natural em nosso ser. É necessário conhecer este caminho para poder ser nele. O distanciamento da Natureza como nossa origem é também a causa dos bloqueios e desequilíbrios em relação à manifestação da voz.


 A voz não nasce da nossa garganta ou da nossa boca, a voz quando nasce audível é apenas extensão do que foi precipitado e construído bem antes, mais próximo no próprio cérebro e, mais sutil e profundamente na nossa Consciência. Por isso, ensino a partir do que aprendo com Ramy Arany, que o canto necessita ser construído de dentro para fora.


 Quando cantamos todo o nosso ser é a voz e na voz. Mente, respiração, audição, sensações, movimentos corporais, sentimentos, emoções, até mesmo a coceira no pé, caso ela ocorra. Tudo é conectado, como uma grande teia, que se comunica continuamente.


A cada dia reconheço em mim mesma e nas pessoas às quais ensino e com as quais aprendo também, que a voz é nossa essência manifestada em sons e é extensão da essência que é a natureza, que é em tudo. A voz não é algo em nós que deva ser manipulado, educado a partir de uma forma passageira e ilusória. Necessitamos aprender sobre a natureza da própria voz no nosso ser, seu comportamento natural, e também sobre a natureza dos sons que manifestamos através dela, que também são movimentos. E assim, construirmos a harmonia que vai revelar a verdadeira beleza no nosso canto.


Tanto o Canto quanto a fala para serem claros, afinados (como tanto se espera, principalmente do que se reconhece como voz cantada), devem expressar harmonia que não é perfeição. Assim como é na Natureza, onde nada é perfeito e sim harmônico. Ramy Arany escreve no livro “Visão Gestadora, a visão em teia” :

“ Uma pitangueira não dá duas pitangas iguais; não há duas flores iguais; não há duas folhas iguais. Cada flor, fruto ou folhas são em unicidade, pois todos são frutos, flores e folhas de pitanga, porém, preservadas em suas individualidades. Na espécie humana, também somos assim; não há duas pessoas iguais, nem gêmeos idênticos correspondem a uma perfeição de igualdade, mas somos todos em unicidade, pois somos seres humanos.”(37)
E, por fim, quero deixar outro ensinamento de Ramy Arany que reúne o caminho da vivência e aprendizado na abordagem do Canto Natural:
“O ser humano a partir da observação da consciência natural aprende a, verdadeiramente, ser e não apenas estar; por exemplo: aprende a verdadeiramente, cantar, pois a partir da observação do canto de um pássaro, reconhece que o pássaro é o próprio canto e, assim, consegue desenvolver a harmonia de sua voz pois reconhece que esta é uma essência sonora que manifesta o canto de seu ‘ser’...”(31)
Pouco a pouco vou trazendo mais sobre o Canto Natural e também temas relacionados. E convido também a trocarmos idéias. Podem enviar comentários, perguntas e sugestões. Um abraço!

A Origem da Voz e do Canto

Por Arayessy (Cinthia Almeida) - Instituto KVT

 Primeiro necessito falar da Origem da qual eu sou filha e com a qual aprendi e continuo aprendendo sobre Origem. Essa origem é Ramy Arany e Ramy Shanaytá, fundadores do Instituto KVT. Portanto, o que compartilho neste texto é a partir do que aprendo especialmente com Ramy Arany, que me orienta diretamente no Canto Natural, e também com Ramy Shanaytá. E registro aqui minha profunda e eterna gratidão a Ramy Arany e Ramy Shanaytá por seu amor e sabedoria, por me ensinarem e me impulsionarem continuamente em minha própria evolução e no aprendizado de ser em elo.

 O que se reconhece por canto se expressa através da sonoridade de um ser. O Canto é com o ser humano desde sempre, sendo construído através de sua voz. Mas essa construção se deu a partir do próprio ser humano como origem de si mesmo? Se não houvesse audição para o reconhecimento de outros sons além do som da voz humana não haveria como aprender os próprios sons. E, que sons são estes que sempre existiram e sempre existirão para nos acordar e ensinar, senão os sons da Vida, os sons que a Mãe Natureza canta a todo instante dentro e fora de nós!


Então, a origem dos sons que expressamos na nossa voz é a Natureza. E os sons naturais são a expressão sonora dos movimentos através dos quais a própria natureza manifesta a vida. O som dos ventos, do canto dos pássaros, de um rio fluindo em seu curso, o canto do mar,as batidas do coração, o som do trovão, da chuva... Todo som da voz humana, chamados comumente de fonemas, são em essência sons naturais. São movimentos, frequências vibratórias com um sentido em si mesmas.


O som é, então, um meio de expressão da natureza em um ser, que através do som de sua voz expressa também a sua própria natureza. Assim como um ser se expressa através de uma forma física, de cores, cheiros, sabores etc., também se expressa em harmonia com o seu todo através de sons. Então, a voz em nós, seres-humanos, é um meio de expressão da natureza em nós. Todos são com uma voz, mas uma voz não é igual à outra, mas todas são voz.


Com o tempo, o ser humano se afastou da Natureza e deixou de reconhecê-la como origem de seu ser e de suas manifestações em todas as ações, inclusive na sua voz, e passou a caminhar na sua evolução de forma fragmentada e auto-centrada. Passou, por exemplo, a combinar os sons e criar códigos de linguagem, em que determinados sons combinados queriam dizer algo, e assim foram se desenvolvendo as diversas línguas. E cada vez mais se fragmentando a fala do canto. Mas, por maior que seja a fragmentação da origem natural, ainda pode-se perceber a força essencial no canto, que comunica em qualquer língua.