Contato

Para falar comigo e saber sobre a programação de atividades envolvendo o Canto Natural, como workshop, cursos, palestras e eventos, escreva para:

cantonatural@ig.com.br

Uirapuru - cantador das matas, cantador da essência.

Uirapuru - cantador das matas, cantador da essência.
Pintura em aquarela do artista plástico Arakaessã (Daniel Utsumi), que é meu companheiro de vida e música.

Natural Chant, the singing of the soul.

This is a website for publicizing the Natural Chanting, as a new vision and teaching methodology for the art of singing, based on the Gestionary Vision (Natural Consciousness), the webbing vision developed by Ramy Arany in KVT Institute. It is also a place to talk about everything that involves voice and singing, to exchange ideas and to present work that is in harmony with this proposal.


Welcome!



quarta-feira, 16 de novembro de 2011

A Respiração no Canto Natural

Por Cinthia Almeida - Instituto KVT


Na compreensão do Canto Natural, respirar é tão natural para cantar como o é para realizar qualquer outra atividade na nossa vida. Então, por qual motivo são tão freqüentes os relatos de dificuldade em respirar para cantar?

Na raiz desta dificuldade está a crença invertida do movimento natural no nosso corpo, de que é o ar respiratório que produz a voz. Esta idéia revela a respiração como origem do canto. Mas, para o Canto Natural, é a voz como extensão dos sons naturais que gesta e nasce na respiração. Logo, a respiração quando somos cantando é o próprio movimento da voz. É o canto que comanda a respiração quando cantamos.

Sendo a respiração o caminho por onde a voz se movimenta e se revela audível, é necessário que retornemos à sua harmonia natural para que possamos fluir ao cantar. Pois, sem isso, acabamos encontrando resistências e bloqueios devido aos desequilíbrios respiratórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário