Contato

Para falar comigo e saber sobre a programação de atividades envolvendo o Canto Natural, como workshop, cursos, palestras e eventos, escreva para:

cantonatural@ig.com.br

Uirapuru - cantador das matas, cantador da essência.

Uirapuru - cantador das matas, cantador da essência.
Pintura em aquarela do artista plástico Arakaessã (Daniel Utsumi), que é meu companheiro de vida e música.

Natural Chant, the singing of the soul.

This is a website for publicizing the Natural Chanting, as a new vision and teaching methodology for the art of singing, based on the Gestionary Vision (Natural Consciousness), the webbing vision developed by Ramy Arany in KVT Institute. It is also a place to talk about everything that involves voice and singing, to exchange ideas and to present work that is in harmony with this proposal.


Welcome!



terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Conheça o Canto Natural - música Yarassy



Por Arayessy – Instituto KVT

Esta música é uma composição de Ukaayãnu (Dario Andino) em que Ramy Arany trouxe o movimento do canto e foi me orientando para construir junto. Quando me refiro ao “movimento do canto” é o que seria comumente identificado como a letra da música.
 
A letra desse Canto é numa língua muito, muito antiga, uma língua ancestral. Nessa língua os sons expressam em si mesmos seu significado, são sons naturais. São freqüências vibratórias que se manifestam através da voz e em toda a natureza.

O Canto Natural, aparentemente simples, traz um sentido tão profundo que se fossemos tentar traduzi-lo para outra língua seriam necessárias muitas palavras e, ainda assim, não chegaríamos a realmente traduzi-lo. Porque cada som é uma consciência.

Por isso, é também chamado de Canto da Alma. Sendo extensão da Natureza, conduz o ser que canta ao contato mais próximo com a natureza em si mesmo e no todo, sendo livre de conflitos e de enredos. É puro. Auxilia na construção da harmonia interna, no silenciar da mente, na soltura, na simplicidade e na construção do ser verdadeiro.

Ramy Arany trouxe este canto em harmonia com a música da harpa (que é também um instrumento ancestral), na freqüência Yarassy, o nome desta música.

Então, o Canto Natural como ensino e terapêutica do canto se refere tanto à construção da Consciência do canto na maneira como ele se manifesta em nós (aprender a cantar, a movimentar a voz e o todo que é envolvido), como também à característica dos sons cantados.

Sugestão de exercício para silenciar a mente: busque num momento de interiorização, relaxar o corpo, soltar as tensões e cantar um som puro como, por exemplo, uma vogal (aquela que sentir no momento) e vá penetrando e se deixando penetrar pelo canto, ouvindo a própria voz e sentindo, simplesmente, o som. Cante dessa maneira o tempo que sentir, permitindo que a voz se movimente com simplicidade, como se você estivesse cantando uma canção para ninar a si mesmo. Pode ser sustentando o canto numa só nota, que seja confortável, mas de forma contínua, repetidamente. Ao encerrar, perceba como se encontra.

Até logo!

8 comentários:

  1. Olá!
    É muito lindo.
    Quando estudei um pouco de xamanismo e animais de poder, Sandra Olivieri, que foi a facilitadora, era uma "cantora de alma" na tradição dos ameríndios.
    Eu queria saber se essa arte terapêutica já é encontrada em Porto Alegre/RS.
    Ah... eu assisti (hoje) ao programa do Ronnie Von na Gazeta e vi você e Dario Andino. Parabéns pelo trabalho de vocês e sucesso!
    Emily (perola_do_deserto@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Olá Cinthia. Acabei de conhecer seu trabalho no Programa do Ronnie Von. Seu trabalho é maravilhoso. Citei seu blog no meu :)

    http://sinfonicaos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Linda a sua apresentção no Ronnie Von....

    ResponderExcluir
  4. Apaixonei-me pela arte que apresentaste na TV essa semana...

    Parabéns!!!

    Viva Cultura, viva Arte!!!

    ResponderExcluir
  5. Oie.
    Estava lindaaaa, como sempre, no programa do Ronnie. Expandindo beleza, harmonia, alegria, no olhar, no sorriso, na PRESENÇA. Amei ouvir Yarassy na TV, foi muito emocionante. Parabéns ao dois, que vêm desenvolvendo um trabalho profundo e belo, a partir do que aprendem com os Ramy, no KVT. Um beijo, Ybyassy

    ResponderExcluir
  6. FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... viu seu trabalho no Ronnie Von ontem. Parabéns, você canta divinamente.
    Beijo grande.
    Silvana Nunes
    http://www.silnunesprof.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Lindíssimo o trabalho de vocês.Adorei.Gostaria de saber como conseguir um CD,pois é um tipo de trabalho q. nos dá o q. mais se precisa hoje,q.é sensação extrema de paz.
    beijoooooooos
    CLARICE

    ResponderExcluir
  8. Ola !!!
    Como vai?
    Parabêns mais uma vez pelo seu trabalho, você canto como ninguém rsrs...É muito lindo mesmo,sempre falo isso p/minha sogra a Ynhamanssy rsrs...
    Beijos grandes e ate mais
    Da uma passadinha lá no meu blog
    http://eline-designer.blogspot.com/

    eu tenho um cantinho no blogspot, amo oque eu faço, depois passe por lá ok? hehe
    Beijos fofa ate mais

    ResponderExcluir