Sou grata a Ybyssyu por seu carinho e iniciativa!
Nasci com essa voz que sou. Fui crescendo e aprendendo falar, cantar, brincar com a voz nas cantigas de roda e com os amigos de infância. À medida que crescia, ampliando o círculo de relacionamentos, fui perdendo a noção da voz que eu era. Tornei-me professora e até cheguei a me informar sobre posturas e cuidados com a voz, mas que nada mais eram senão técnicas superficiais e sem profundidade. Entretanto, como não tinha grandes problemas fonéticos, mesmo para cantar, e achava que me comunicava bem, sem que eu percebesse minha voz foi se tornando dura, formal, fria e artificializada pelas situações profissionais.
No entanto, no meu ser de mãe e de mulher havia algo que soava com docilidade nas palavras de carinho, nas canções de ninar... Essa fragmentação aparecia claramente (só eu não via, claro!) na minha maneira de me expressar através da voz.
Quando me reuni ao resgate do feminino, desenvolvido por Ramy Arany no Instituto KVT, como parte do trabalho Ramy trouxe o potencial da voz para a nossa cura e alinhamento interno e, com isso, fui despertando para a compreensão do que sentia e vivia nas várias manifestações da voz. Fui compreendendo o distanciamento, os impactos internos das irritações, das mágoas, das frustrações do choro contido e das palavras “engasgadas na garganta”.
Foi quando Ramy Arany abriu a oportunidade para desenvolvermos de maneira mais focada o potencial da voz e do canto, direcionando Arayessy (Cinthia Almeida) para ensinar o Canto Natural.
Sou reunida ao Curso-terapia de Canto Natural e foi neste curso, junto a outras mulheres, que fui compreendendo alguns dos motivos que me apartavam de mim mesma e, desde então, sou aprendendo a construir a harmonia da música da voz para ser fluente e verdadeira na comunicação, em tudo o que faço e, principalmente, na construção das conexões comigo mesma e com todos aqueles que são partes do meu caminho nesta vida.
Minha gratidão a Ramy Arany pelo despertar da consciência da voz que sou, e a Arayessy (Cinthia Almeida) que me conduz e me ensina no Canto Natural.
Ybyssyu, abril de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário