Contato

Para falar comigo e saber sobre a programação de atividades envolvendo o Canto Natural, como workshop, cursos, palestras e eventos, escreva para:

cantonatural@ig.com.br

Uirapuru - cantador das matas, cantador da essência.

Uirapuru - cantador das matas, cantador da essência.
Pintura em aquarela do artista plástico Arakaessã (Daniel Utsumi), que é meu companheiro de vida e música.

Natural Chant, the singing of the soul.

This is a website for publicizing the Natural Chanting, as a new vision and teaching methodology for the art of singing, based on the Gestionary Vision (Natural Consciousness), the webbing vision developed by Ramy Arany in KVT Institute. It is also a place to talk about everything that involves voice and singing, to exchange ideas and to present work that is in harmony with this proposal.


Welcome!



terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Canto Natural - um caminho de retorno da voz à essência

Por Arayessy (Cinthia Almeida) - Instituto KVT


O Canto Natural como abordagem e metodologia de ensino do canto se baseia nos movimentos naturais, reconhecidos como leis naturais. E é no Instituto KVT que Ramy Arany e Ramy Shanaytá, seus fundadores, pesquisam e ensinam esta sabedoria. Eu, Arayessy (Cinthia Almeida), sou desde 2005 pesquisadora e professora do Canto Natural, sendo direcionada diretamente por Ramy Arany, que publicou parte desta sabedoria no livro "Visão Gestadora - a visão em teia", pela Ed. KVT.

O Canto Natural ensina que todas as pessoas são capazes de cantar, porque o canto é um canal da alma. Mas, a voz também é com um comportamento natural em nosso ser. É necessário conhecer este caminho para poder ser nele. O distanciamento da Natureza como nossa origem é também a causa dos bloqueios e desequilíbrios em relação à manifestação da voz.


 A voz não nasce da nossa garganta ou da nossa boca, a voz quando nasce audível é apenas extensão do que foi precipitado e construído bem antes, mais próximo no próprio cérebro e, mais sutil e profundamente na nossa Consciência. Por isso, ensino a partir do que aprendo com Ramy Arany, que o canto necessita ser construído de dentro para fora.


 Quando cantamos todo o nosso ser é a voz e na voz. Mente, respiração, audição, sensações, movimentos corporais, sentimentos, emoções, até mesmo a coceira no pé, caso ela ocorra. Tudo é conectado, como uma grande teia, que se comunica continuamente.


A cada dia reconheço em mim mesma e nas pessoas às quais ensino e com as quais aprendo também, que a voz é nossa essência manifestada em sons e é extensão da essência que é a natureza, que é em tudo. A voz não é algo em nós que deva ser manipulado, educado a partir de uma forma passageira e ilusória. Necessitamos aprender sobre a natureza da própria voz no nosso ser, seu comportamento natural, e também sobre a natureza dos sons que manifestamos através dela, que também são movimentos. E assim, construirmos a harmonia que vai revelar a verdadeira beleza no nosso canto.


Tanto o Canto quanto a fala para serem claros, afinados (como tanto se espera, principalmente do que se reconhece como voz cantada), devem expressar harmonia que não é perfeição. Assim como é na Natureza, onde nada é perfeito e sim harmônico. Ramy Arany escreve no livro “Visão Gestadora, a visão em teia” :

“ Uma pitangueira não dá duas pitangas iguais; não há duas flores iguais; não há duas folhas iguais. Cada flor, fruto ou folhas são em unicidade, pois todos são frutos, flores e folhas de pitanga, porém, preservadas em suas individualidades. Na espécie humana, também somos assim; não há duas pessoas iguais, nem gêmeos idênticos correspondem a uma perfeição de igualdade, mas somos todos em unicidade, pois somos seres humanos.”(37)
E, por fim, quero deixar outro ensinamento de Ramy Arany que reúne o caminho da vivência e aprendizado na abordagem do Canto Natural:
“O ser humano a partir da observação da consciência natural aprende a, verdadeiramente, ser e não apenas estar; por exemplo: aprende a verdadeiramente, cantar, pois a partir da observação do canto de um pássaro, reconhece que o pássaro é o próprio canto e, assim, consegue desenvolver a harmonia de sua voz pois reconhece que esta é uma essência sonora que manifesta o canto de seu ‘ser’...”(31)
Pouco a pouco vou trazendo mais sobre o Canto Natural e também temas relacionados. E convido também a trocarmos idéias. Podem enviar comentários, perguntas e sugestões. Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário