Contato

Para falar comigo e saber sobre a programação de atividades envolvendo o Canto Natural, como workshop, cursos, palestras e eventos, escreva para:

cantonatural@ig.com.br

Uirapuru - cantador das matas, cantador da essência.

Uirapuru - cantador das matas, cantador da essência.
Pintura em aquarela do artista plástico Arakaessã (Daniel Utsumi), que é meu companheiro de vida e música.

Natural Chant, the singing of the soul.

This is a website for publicizing the Natural Chanting, as a new vision and teaching methodology for the art of singing, based on the Gestionary Vision (Natural Consciousness), the webbing vision developed by Ramy Arany in KVT Institute. It is also a place to talk about everything that involves voice and singing, to exchange ideas and to present work that is in harmony with this proposal.


Welcome!



terça-feira, 12 de janeiro de 2010

A Origem da Voz e do Canto

Por Arayessy (Cinthia Almeida) - Instituto KVT

 Primeiro necessito falar da Origem da qual eu sou filha e com a qual aprendi e continuo aprendendo sobre Origem. Essa origem é Ramy Arany e Ramy Shanaytá, fundadores do Instituto KVT. Portanto, o que compartilho neste texto é a partir do que aprendo especialmente com Ramy Arany, que me orienta diretamente no Canto Natural, e também com Ramy Shanaytá. E registro aqui minha profunda e eterna gratidão a Ramy Arany e Ramy Shanaytá por seu amor e sabedoria, por me ensinarem e me impulsionarem continuamente em minha própria evolução e no aprendizado de ser em elo.

 O que se reconhece por canto se expressa através da sonoridade de um ser. O Canto é com o ser humano desde sempre, sendo construído através de sua voz. Mas essa construção se deu a partir do próprio ser humano como origem de si mesmo? Se não houvesse audição para o reconhecimento de outros sons além do som da voz humana não haveria como aprender os próprios sons. E, que sons são estes que sempre existiram e sempre existirão para nos acordar e ensinar, senão os sons da Vida, os sons que a Mãe Natureza canta a todo instante dentro e fora de nós!


Então, a origem dos sons que expressamos na nossa voz é a Natureza. E os sons naturais são a expressão sonora dos movimentos através dos quais a própria natureza manifesta a vida. O som dos ventos, do canto dos pássaros, de um rio fluindo em seu curso, o canto do mar,as batidas do coração, o som do trovão, da chuva... Todo som da voz humana, chamados comumente de fonemas, são em essência sons naturais. São movimentos, frequências vibratórias com um sentido em si mesmas.


O som é, então, um meio de expressão da natureza em um ser, que através do som de sua voz expressa também a sua própria natureza. Assim como um ser se expressa através de uma forma física, de cores, cheiros, sabores etc., também se expressa em harmonia com o seu todo através de sons. Então, a voz em nós, seres-humanos, é um meio de expressão da natureza em nós. Todos são com uma voz, mas uma voz não é igual à outra, mas todas são voz.


Com o tempo, o ser humano se afastou da Natureza e deixou de reconhecê-la como origem de seu ser e de suas manifestações em todas as ações, inclusive na sua voz, e passou a caminhar na sua evolução de forma fragmentada e auto-centrada. Passou, por exemplo, a combinar os sons e criar códigos de linguagem, em que determinados sons combinados queriam dizer algo, e assim foram se desenvolvendo as diversas línguas. E cada vez mais se fragmentando a fala do canto. Mas, por maior que seja a fragmentação da origem natural, ainda pode-se perceber a força essencial no canto, que comunica em qualquer língua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário